terça-feira, 21 de outubro de 2008


Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um clube brasileiro de futebol da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que tem como cores o azul celeste,o preto e o branco. Seu estádio é o Olímpico Monumental.

Atualmente o Grêmio ocupa o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol, é o terceiro melhor clube do Brasil no ranking da Conmebol, que congrega os times sul-americanos.

É um dos maiores clubes do mundo, tendo conquistado diversas competições de nível internacional e nacional e também tendo revelados craques ao longo de sua história. O Grêmio aparece no site oficial da FIFA (a maior entidade do futebol).

Segundo a Revista Placar , o Grêmio possui atualmente 41.600 sócios, o segundo maior número de sócios do Brasil. Além de ter a maior torcida do sul do Brasil e a 6ª maior do país.


Curiosidades:

# O Grêmio foi o primeiro clube do sul do Brasil a conquistar uma Tríplice Coroa. Em 1996 o Grêmio venceu o Campeonato Gaúcho, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
# Seu uniforme tricolor foi escolhido por estilistas franceses como o mais belo do mundo, em pesquisa realizada em 2005 pela revista Monet, ficando à frente de clubes como Real Madrid e Milan, respectivamente os 2º e 3º colocados na pesquisa.
# Possui a maior torcida brasileira fora do eixo RJ-SP, ficando em 5º no geral nacional ao lado do Vasco da Gama, apenas atrás de clubes cariocas e paulistas.
# A frase Com o Grêmio onde o Grêmio estiver. foi criada por Salim Nigri, um dos maiores fãs da história do Grêmio, portador de deficiência visual, que é citado constantemente por David Coimbra em seus artigos na seção de esportes do jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Em sua casa, guarda uma placa recebida do clube como homenagem pela autoria da famosa frase que foi incorporada ao hino.
#Já goleou o seu maior rival Internacional por 10 a 0, em 1909.
#Seu estádio é o único com o anel superior totalmente coberto do sul do país, o Estádio Olímpico Monumental

Nenhum comentário: